terça-feira, 7 de agosto de 2012

Toda restrição leva à uma compulsão!


Primeiramente Ótima semana a todos!
Controlem suas vontades, vença a preguiça!
Sinta o prazer de vencer a vontade e a preguiça, e claro de cada vez estar mais proximo ao seu objetivo.

Como sempre falamos que toda restrição, leva a uma compulsão, preparei um texto para elucidar isto.
Não quero que ninguém saia comendo aqueles alimentos que estão há algum tempo longe deles, so estou lembrando a todos que não ha milagres e se nao ficarem
fortes com os beneficios da boa alimentaçao e atividade fisica, libertando-se aos prazeres da comida em ocasiões apropiadas e sempre com moderação, nao conseguiremos chegar a lugar algum.
Força Pessoal!

As dietas poribitivas ou restritivas podem causar descontrole e compulsão alimentar. Ao prescrever uma dieta para perda de peso, a enorme maioria dos nutricionistas e outros profissionais da saúde tem o costume de restringir total ou majoritariamente os alimentos que as pessoas mais gostam, sem haver real necessidade. Ao ser proibido de comer o que gosta e tentar negar sua vontade dia após dia, a vontade deixa de ser vontade e torna-se desejo e obsessão. Controlar esse desejo passa ser algo impossível e o descontrole e o exagero tornam-se inevitáveis.
Caros colegas nutricionistas e caros amigos leitores fazedores de dietas, como imagens falam mais do que mil palavras, sugiro que assistam ao vídeo abaixo (Youtube: "Kids and the marshmallow test legendado português - BR") e reflitam sobre o que acontece quando nos proibimos de comer o que gostamos. Observem ainda:
http://www.youtube.com/watch?v=9fbWPwZWgLo&feature=player_embedded - LINK DO VIDEO!!

- Como ficam as crianças durante o teste?
- Ao final do teste, como os marshmallows são comidos?
- Será que o menininho aproveitou seu prêmio de verdade?
Depois de assistirem ao filme, reflitam:

- Será que quem faz dieta não se sente da mesma maneira que as crianças quando não podem comer seus marshmallows?
- Se a pirâmide alimentar para a população brasileira indica que podemos comer de uma a duas porções de doces por dia, por que devemos excluir esses alimentos da nossa rotina? Não tem como conciliarmos uma otima alimentação com alguns "deslizes"? Claro que tudo depende do objetivo. Mas quem somos nós, nutricionistas, para proibirmos alguma coisa?

Como diz o ditado popular: "de amargo, basta a vida."

Por Maria Luiza Petty, nutricionista - http://gentabrasil.blogspot.com.br/2012/07/mais-um-pouco-sobre-o-porque-das-dietas.html.

E com adultos como seria? http://www.youtube.com/watch?v=jQvBrEEYS20&feature=fvwrel



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria?
Sugestões, comentários, críticas e elogios escreva aqui!