quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O quanto pesa falar do peso?


Tradução: "gorda"

"Nossa, quanto tempo! Como você engordou!!!"
"Sua blusa está mais apertada. Acho que você anda comendo demais."
"Eu realmente estou engordando cada dia mais, mas é por conta da ansiedade..."
"Estou me cuidando agora! Tô fazendo de tudo para perder peso."
"Minha calça não está fechando. Eu sabia que estava engordando! Quem manda comer demais?"
“Estou me sentindo tão gorda/o!”

Você já ouviu ou falou frases como estas? Então você já deve estar familiarizado com o assunto de hoje.

Falar sobre peso, corpo e gordura realmente é muito comum hoje em dia, tanto do seu como do outro. Existe um termo em inglês para expressar isso: “fat talk”.

Se você tem dúvidas de que estamos mergulhados em fat talk hoje, veja. A imagem abaixo representa o nosso papo casual. Fico com a impressão que hoje ao invés de estar mais parecido com “A”, ele está muito mais parecido com o “B”. Você também tem essa sensação? (clique na imagem para ampliar)


Um estudo feito com mulheres verificou que 9 de cada 10 mulheres praticam o fat talk. E o mais surpreendente é que a grande maioria delas se encontrava com um IMC normal.

Fat talk é mais do que apenas falar sobre gordura, é sobre “sentir-se gordo”, mesmo que isso signifique estar se sentindo inchado, sem preparo físico, culpado por ter comido um chocolate, ou frustrado por não se parecer com aquele ator ou atriz super magro/a da novela.

Mas gordura é um sentimento?

Vamos pensar em um sentimento, a felicidade, por exemplo. Você consegue pegar a felicidade com as mãos? Agora vamos pensar na gordura, você consegue pegar na gordura?

Isso nos diz que a gordura não é um sentimento. Mas então como explicar as pessoas que se sentem gordas?

Fat talk é quase uma metáfora para “sentir-se para baixo”.

Alguns estudos já conseguem relacionar fat talk com presença de sintomas depressivos e uma imagem corporal negativa (ou seja, sentimentos, percepções e pensamentos negativos sobre o próprio corpo) em homens e em mulheres.

Então que tal se tentássemos assumir o que realmente estamos sentindo ao invés de colocar a culpa no próprio corpo?

Deixe o fat talk de lado:

1. Desvie do assunto peso, emagrecer, dieta, engordar;
2. Fale com as pessoas sobre trabalho, família, namoro, mundo, televisão, tempo, etc;
3. Quando começarem com o papo de "quantas calorias será que tinha a sobremesa do almoço", mude o foco, por exemplo para "Essa sobremesa estava gostosa?”;
4. Não comente sobre o peso dos outros. Isso não é engraçado e não vai fazer você sentir-se bem. Se você vir alguém com alguma roupa que você não se sentiria à vontade em usar, guarde o comentário para você mesmo. Admire a confiança desta pessoa e pergunte-se: “Por que isso me incomoda tanto?”. Tente imaginar 3 qualidades para essa pessoa para espantar a nuvem do fat talk;
5. Elogie coisas que as pessoas podem escolher, como por exemplo seu estilo de roupas, ao invés do peso (que possui um forte componente genético). Ao invés de “Eu adoraria poder usar um vestido como o seu”, diga: “Esse vestido fica muito bem em você! Adoro o seu estilo!”
6. Elogie características que não as físicas – habilidades, talentos, comportamentos;
7. Ame a si mesmo. Ao invés de ficar se criticando no espelho e vendo seus defeitos, porque não olhar para as coisas boas?

Tradução: "Essa caneta faz com que eu pareça gordo?"

Não pese sua auto-estima! Diga não ao fat talk, faça a sua parte e seja mais feliz!

Fonte: Por Cezar Vicente Júnior, nutricionista - http://gentabrasil.blogspot.com.br/2012/07/o-quanto-pesa-falar-do-peso_25.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria?
Sugestões, comentários, críticas e elogios escreva aqui!