quarta-feira, 18 de abril de 2012

Alimentos Perigosos



Ola td bem leitores?
Para quem já fez a cirurgia ou pensa em fazer, há sempre a expectativa e a motivação crescidos com os dados de perda de peso e os relatos de pacientes que obtiveram sucesso com a cirurgia.
A cirurgia, sim, é uma solução para a obesidade morbida, para o diabetes, dislipidemias(colesterol, triglicerídeos altos), pressão elevada, re-socialização, porém sempre temos que levar em consideração que ela não é milagrosa, se não houver a mudança de hábitos de vida (alimentar, atividade física, compreensão de sentimentos), a pessoa tende a perder muita massa muscular e não obtem a saúde e qualidade de vida, buscados com a cirurgia.
Vocês sabiam que há dados mostrando que 50% dos pacientes, cerca de  5 anos após a cirurgia, tendem a reganhar peso? E não são 2, 3 quilos, são os 40, 50 kg que perderam com o procedimento.
Por isso sempre estamos esclarecendo a necessidade da mudança de hábitos, tem um post nesse blog do Dr. Gabriel Cairo (http://gastroplastiamg.blogspot.com.br/2012/03/reganho-de-peso-apos-cirurgia.html), que elucida exatamente isso.
Hoje vamos falar sobre os “alimentos perigosos”, aqueles que sempre rotulamos com o famoso “não pode”.
Primeiramente temos que começar a tirar esse tabu, as restrições por tipos de alimentos acontecem na fase de reintrodução alimentar e nos primeiros meses pós cirurgia. Claro que o doce sempre vai ser um alimento que iremos evitar, por conta do dumping, porém a longo prazo os alimentos que antes deveriam ser evitados, podem ser consumidos, com moderação e pouca frequencia. Toda proibição, sempre leva a maior compulsão, por isso vamos encontrar o equilibrio em nossa alimentação, observar nossa mudança de hábito, para possivelmente se permitir a comer algo que possa ser rotulado como engordativo.
Segundo passo: Quando nos depararmos com uma vontade grande de comer as pizzas, lanches, fast-food, massas, doces, refrigerantes, sempre temos que nos perguntar “Isso que to sentindo, essa busca por esses alimentos, vem da onde? Estou realmente com fome? É porque eu vejo-os como proibido que to sentindo isso? Estou querendo descontar um sentimento na comida? É ansiedade?”, dessa forma conseguimos identificar a razão dessa procura. Observe que quando não temos uma rotina alimentar estabelecida, o famoso comer de 3 em 3 horas, a busca por esses alimentos, com valor calórico elevado, é maior. Observe também que quando deixamos de nos preocupar com a alimentação, comendo qualquer coisa pra matar a fome, esquecemos das frutas, legumes, verduras e os dervidados de leite(desengordurados) ou estamos mais cansados, estressados, essas vontades aumentam.
Como controlar a vontade dos alimentos: Quando estamos diante dos alimentos mais calóricos utilize as perguntas, caso não obtenha sucesso, certifique-se que apenas um pedacinho vai ser suficiente, senão, saia de perto, tente se distrair com outra coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria?
Sugestões, comentários, críticas e elogios escreva aqui!